quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Afrodite 1

A coisa por ora vai funcionar da seguinte forma: como eu estou acostumada a tirar minhas conclusões à medida que aprendo, ora apenas pensando, outras só falando, mas nunca escrevendo, deixem comentários, dúvidas e coisas afins. Eu tb tenho algumas dúvidas e as postarei. E vamos ver no que dá, ok? Prontos(as)? Ready or not, here I go!




Sobre a Afrodite, quero começar utilizando algumas palavras “emprestadas”, como a que segue abaixo: (retirado do site http://www.paganismo.org/colunistas/elide-cascone/altar-do-amor-de-afrodite/venus.html, autoria de Élide Cascone)
“Como digo sempre, Afrodite é uma Deusa geniosa e não costuma atender a mulheres que têm sua auto-estima em baixa. Ser feminina é muito mais do que andar cheia de “penduricalhos”. Ser feminina é uma atitude da alma. Não se esqueça disso, por mais que use jeans, tênis, e um cabelo curtinho, o charme e a sedução é algo que brota da essência de nosso ser, refletindo assim no físico exterior. Alguns estudiosos de aromas dizem também que mulheres femininas tem um cheiro natural mais atraente a ambos os sexos.

A beleza de sua Afrodite está na alma que se deleita ao ser mulher em qualquer fase da vida: donzela, mãe ou anciã. Todas têm poder de sedução, use- o.”

Eu sou muito mais Ártemis, gosto de mato, de desafiar os homens, e da liberdade. Mas nem por isso, esse aspecto Afrodite desaparece. É bastante comum eu ver uma mulher bem-arrumada, salto alto e o escambau e pensar comigo “pfff...como é que ela vai andar no mato com esse sapato?”. Mas isso é um aspecto meu. Usei-o para exemplificar, pois não pretendo falar diretamente apenas ás mulheres-Afrodite, mas também ás mulheres de outras Deusas, como no meu caso, Ártemis.

Com toda a certeza os atributos de Afrodite vão além desse trecho de descrição que peguei emprestado da Élide Cascone. Eu, pessoalmente, me vejo como Afrodite na cor vermelha. Eu adoro vermelho, quando me desperta a Afrodite, eu paro de roer as unhas e pinto-as de vermelho. Compro sapatos vermelhos. Para aulas de dança (momento mais feminino do que a dança?) eu uso uma saia vermelha, e um véu branco (como asas de uma pomba branca. Puramente Afrodite!).

O segredinho para estar em paz com Ela, é, principalmente, se localizar. Achar seu centro. Pois a Afrodite tem um lado “perigoso”, que é o do excesso. Por ser extremamente feminina, ela tende a exagerar, dramatizar. O jogo do amor é um jogo perigoso, embora seja delicioso se arriscar nele.

Seguindo um trecho de “A Deusa Interior” (Jennifer & Roger Woolger)

“(...) Não há nada de novo na descoberta de que casamentos arranjados geralmente fracassam no plano emocional. Quando os Deuses são convocados a observar o casal em sua rede in flagrante delicto (literalmente, “nas chamas do deleite”), eles acham a cena tão lúdica que não resistem e caem numa gargalhada homérica. Como se a Deusa do amor pudesse se satisfazer com um só marido!”

Ao meu ver, tais palavras podem chocar uma mulher-atena, tão acostumada ás regras e princípios. Uma mulher-atena que se deixa levar por Afrodite, mas sem saber exatamente como está a despertando em seu interior, pode acabar se encontrando numa situação de culpa, de acabar por ir contra seus princípios, se entregando à uma relação adúltera, ou sendo parte deum triângulo amoroso.
Em alguns casos, a mulher com Afrodite desperta tende a ser a musa, a inspiradora. O homem, já casado, se sente atraído pela beleza, pela sedução, pelo olhar hipnótico de uma Afrodite acordada e á flor da pele. E tal Afrodite, com seus jeitos e trejeitos, de sedução, de inspiração, de alegria, inspira o homem, que por sua vez, acaba por compartilhar seu mundo com a amante Afrodite, como toda amante, dá prazer e inpiração. O trsite é que muitas Afrodites despertas podem cair de amores num triângulo amoroso, e a delicadeza de Afrodite então aparece. Não que ela não sobreviva, mas com seu aspecto emocional latente, e a sexualidade exposta, a dor emocional é profunda e dolorida, e uma recuperação, por mais que bem-sucedida no final, tende a ser dolorida.
(continua...)

3 comentários:

Ângela Almeida disse...

Adorei o blog e a postagem! Passa la no Lesblogando para conhecer!

Ângela Almeida disse...

Ah, esqueci o link:) http://blogs.abril.com.br/lesblogando

Alê lobo disse...

Gente, a continuação pra postagem sobre Afrodite vai ser postada na Segunda-feira, tá? Achei muito, mas muito mais material bacana e interessante! aguardem!